VI DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA

Sobre o Evento

O Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq realiza, bienalmente, o Diálogos sobre a Pesquisa. Neste ano (2022), em sua 6ª edição, celebraremos 10 anos deste evento com a temática AQUI É UMA ESCOLA: identidades (não) anunciadas.

 

Em sua primeira edição (2012), reunimos estudantes e pesquisadores para discutirmos O Ensino pela Pesquisa, valorizando a participação de estudantes da graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Na segunda (2014), debatemos sobre a Educação de Jovens e Adultos, contando com a participação de professores e estudantes da graduação, da pós-graduação e da Educação Básica. Na terceira (2016), problematizamos a Formação Docente após a LDB 9394/96, ampliando a participação de professores e estudantes interessados na temática, na parceria entre Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Faculdade de Educação (FACED UFBA). Na edição seguinte (2018), buscando ampliar esta participação tivemos os Dispositivos Metodológicos de Pesquisa na Pós-graduação como mote das discussões. Na última edição (2020), provocados pelo contexto internacional motivado pela COVID-19, assumimos como tema Desterritorializados pelo ensino remoto: quais educações são possíveis e necessárias?

 

O evento está vinculado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Em sua organização, conta com estudantes da graduação e da pós-graduação; além de acolher a participação de atores da escola básica da rede de ensino pública – estadual e municipal -, de Institutos Federais; e de técnicos da UNEB – todos integrantes do GEFEP. OGEFEP tem parceria com os Grupos de Pesquisa FEL UNEB/CNPq e FEP UFBA/CNPq; e com o Colégio Estadual Governador Roberto Santos (Salvador/BA). Nestes espaços de discussão, as pesquisas realizadas vêm fortalecendo as redes colaborativas de trabalho, na Educação.

 

Para o VI Diálogos sobre a Pesquisa assumimos a seguinte questão-problema: O que faz deste lugar um espaço educativo? Intentamos, assim, promover difusão e divulgação do conhecimento científico e acadêmico desenvolvido nos diversos espaços educativos, provocando o protagonismo nas redes públicas de ensino; e socializar experiências de pesquisa na Educação, tendo como perspectiva a necessária articulação entre Universidade e Educação Básica. Esperamos, assim, ampliar espaços de discussão entre profissionais da Educação em seus distintos segmentos e suas modalidades de ensino, tendo como objeto a formação docente no e para o exercício da sua profissão.


Objetivos

  • Promover a divulgação e a difusão do conhecimento científico e acadêmico produzido nos diversos espaços educativos, destacando formação a docente no exercício da profissão e a necessária articulação entre a Universidade e a Educação Básica;
  • Discutir políticas públicas voltadas para a formação docente em exercício, tendo em vista a valorização do magistério; a indução à docência; a gestão na Educação;
  • Debater a valorização do magistério com ênfase na articulação entre Universidade e Educação Básica, visibilizando pesquisas realizadas em Instituições de ensino, na graduação e na pós-graduação;
  • Difundir pesquisas e perspectivas metodológicas desenvolvidas na graduação e em Programas stricto sensu em Educação que tenham como objeto de estudo a formação em exercício de professores, o currículo, a gestão da educação, a relação ensino e pesquisa e as tecnologias educacionais.

 

Público Alvo

  • Professores e Estudantes de Educação Básica e Superior – Graduação e Pós-graduação – e Institutos Federais;
  • Profissionais e Técnicos da Educação.

 

O VI Diálogo sobre a Pesquisa (2022) ocorrerá de forma presencial, tendo a participação de convidados/as que discutem as temáticas relacionadas a este Evento, situadas nos Eixos a seguir. 


Eixo 1: Políticas Públicas Educacionais, Financiamento e Gestão na Educação Básica


A partir do cenário de pandemia a importância das políticas públicas ficou mais latente para toda a população, demandando intervenções do Estado na Educação através de políticas públicas educacionais. Este eixo aborda as ressonâncias destas políticas e do financiamento a instituições de ensino, tendo em vista a Educação Básica e o Ensino Superior. Não obstante, pesquisas em torno da Gestão na Educação Básica também compõem nosso horizonte de categorias para propiciar uma discussão sobre a gerência da educação antes, durante e no planejamento das mudanças tanto para o ensino mediado por tecnologias, quanto para a volta às aulas.

 

Eixo 2: Currículo e Formação de Professores


Desde a pandemia da COVID-19 as discussões sobre currículo e formação de professores - seja para a Educação Básica ou Educação Superior - foram intensificadas. Aqui, circundamos o currículo voltado à formação de professores e os desafios que o permeiam, tendo em vista as concepções desta formação em seus diversos espaços de atuação, provocadas pela mediação tecnológica. Programas voltados à Formação em Exercício de Professores; assim como pesquisas que envolvem narrativas na investigação sobre formação docente, são instados a debater sobre metodologias e experiências curriculares situadas no contexto da prática docente no ensino remoto.

 

Eixo 3: Gestão Educacional


No espaço escolar os sujeitos se conectam para performar sentido, pois, aí, todos têm contribuições e saberes para compartilhar, já que os processos realizados neste espaço são experiências formativas. No entanto, no contexto da COVID-19,conexões/relações para formação foram revisitadas, instando repensar sobre as alternativas de gestão para o enfrentamento do distanciamento social. A gestão e os direcionamentos que a escola é submetida foram provocados a serem repensados, tendo em vista a necessária participação democrática de atores da organização escolar, diante da importância de entender como as tecnologias de gestão aplicadas a espaços escolares podem contribuir para adaptação à nova realidade da educação.

 

Eixo 4: Educação para Jovens e Adultos em situação de Restrição e Privação de Liberdade


A Educação para privados e restritos de liberdade, seja em Unidades Escolares Prisionais ou na Socioeducação, deve ser discutida na perspectiva da importância da intersetorialidade na relação do educar em espaços socialmente reconhecidos. Busca-se, assim, discutir políticas públicas na área da Execução Penal e Educação para os privados de liberdade, situando demandas da educação em prisões e na Socioeducação com os atores sociais que atuam nesses espaços. Além disto, diante das recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde(OMS), importa problematizar propostas educacionais para o ensino para jovens e adultos privados de liberdade.

 


 

SUBMISSÃO DE RELATO DE PESQUISA


SUBMISSÃO PRORROGADA ATÉ O DIA 15/11/2022

 

Período: 20 de outubro a 15 de novembro de 2022.

Orientação: vide Template

Submissão: via e-mail - gefep@uneb.br

 

Poderão participar estudantes de graduação (em andamento ou concluída); estudantes de pós-graduação (em andamento ou concluída) e professores da Educação Básica.

 

Emissão de Certificado: evento com carga horária de 20 horas com, no mínimo, 75% (setenta por cento) de participação efetiva.

 

Publicação dos Relatos: Os trabalhos aprovados e apresentados para socialização e discussão, serão publicados nos Anais do VI Diálogos sobre a Pesquisa, desde que cumpram, rigorosamente, as normas de submissão constantes no Template.

 


PROGRAMAÇÃO

 

23 de novembro de 2022

15h00 às 17h00 – Conferência de Abertura

Temática: Aqui é uma Escola: identidades (não) anunciadas

Convidados/as: Maria Inez Carvalho/FACED UFBA

Mediação: Márcea Andrade Sales/DEDC I UNEB

Local: Colégio Estadual Governador Roberto Santos

 

24 de novembro de 2022

09h00as 12h00 - Roda de Diálogo 1: Experiências com Pesquisa na Educação

Convidados/as: Gideon Borges/Fiocruz – RJ; Elizeu Pinheiro/DCH I UNEB; Verônica Domingues/FACED UFBA

Mediação: Ivete dos Santos/UNEB DCHT XXII

Local: Auditório Milton Santos – prédio da Pós-graduação em Educação/Campus I


25 de novembro de 2022

09h00 as 12h00 - Roda de Diálogo 2: Formação de Professor e Pesquisa Implicada

Convidados/as: Marcus Túlio/GESTEC UNEB; Mônica Daltro/EBMSP

Mediação: Ginaldo Araújo/UNEB DCHT VI

Local: Auditório Milton Santos – prédio da Pós-graduação em Educação/Campus I

 

14h00às 17h00 - Relatos de Pesquisa (4 eixos)

Local: Salas de Aula - Prédio da Pós-graduação em Educação/Campus I

 

As atividades serão exibidas pelo Microsoft Teams através do link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:dc2524d4ddab4c3ca690dc6b8d03c435@thread.tacv2/1668707954518?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%2228a4e683-4c0f-4adf-9a98-ede91cd48c87%22%7D

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adriana Maria Gomes Lopes – SEC Bahia

Camila Ferreira Arouca – SMED Salvador

Daiane Silva das Chagas – Educação Básica

Daniele Santana Santos – UNEB

Érica Ramos Rocha Silva – Educação Básica

Ginaldo Cardoso de Araújo – DCH VI UNEB

Ivete Teixeira dos Santos – DCHT XXII UNEB

Jeovangela de Matos R. Ribeiro – IFBA/Seabra

Maria das Graças Reis Barreto – SEC Bahia

Márcea Andrade Sales – DEDC I UNEB

Neurisângela Maurício dos S Miranda – IF BAIANO

Newdith Mendonca Dias – SEC Bahia

Rosilene Souza de Oliveira – IFSERTÃO-PE

Tatiana Dias Silva – DEDC X UNEB

Vivia Santos Andrade – SMED Cansanção/BA

 

COMISSÃO DE APOIO

Andréa Ladslau – SMED Salvador

Bárbara Garcez – EBMSP

Deise das Mercês – SEC Bahia

Hávila Said – IC UNEB

Judiney Abbodanza – SEC Bahia

Jurema Oliveira Brito – SEC Bahia

Kleber Henrique Santos da Silva – IC UNEB

Leandro Meneses – IC Jr UNEB

Mariana Nunes – SMED Salvador


Programação

Mais Informações

Informações Adicionais

Apresentações dos Relatos - 23/11/2022 00:00

Template Diálogos -