VI SEMINÁRIO POSITHIVAMENTE
Sobre o Evento
INTRODUÇÂO
VI SEMINÁRIO POSITHIVAMENTE
ENFRENTANDO ESTIGMAS
Desde o início do funcionamento deste Serviço de Atenção Especializada Marymar Novais (SAE Marymar Novais), em junho de 2014, sentimos a necessidade, a partir dos atendimentos e demandas dos pacientes, de privilegiar a integração entre estes, bem como de promover discussões com especialistas acerca de atualizações da temática do HIV/AIDS a fim de capacitar os profissionais e os usuários deste Serviço.
Neste sentindo empreendemos em 11 de dezembro de 2015, o 1º Seminário “Posithivamente”, propositalmente no mês em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra Aids, bem como o aniversário de fundação do SAE.
Neste primeiro “POSITHIVAMENTE”, priorizamos temas sugeridos pelos pacientes. Assim foram abordados assuntos relativos aos aspectos jurídicos, psicológicos, nutricionais, farmacológicos e médicos das PVHA.
Através da avaliação deste Seminário constatamos a grande participação dos pacientes além da integração entre os mesmos e os profissionais. Diante desta avaliação positiva tornou-se imprescindível a necessidade de darmos prosseguimento a este projeto. Realizamos, então, este seminário nos anos de 2015, 2016,2017, 2018 e 2019. Em função da pandemia não realizamos este evento nos anos de 2020 e 2021.
Nestes dois anos não efetivamos o evento, mas pensamos e articulamos ações voltadas para o mesmo.
Assim é que após discussões com os pacientes e a equipe do SAE, alguns eixos temáticos foram escolhidos como norteadores dos próximos encontros. São eles:
· Direitos Humanos
· Capacitação e
Profissionalização
· Promoção da Saúde, adesão ao
tratamento
· Prevenção Positiva
· Controle Social
Outro ponto discutido neste período pandêmico foi a possibilidade/necessidade de abrir este evento a tantos quantos se interessem pelo tema. A temática do HIV/AIDS, por mais que esteja andando a passos acelerados em termos de ciência e qualidade de vida proporcionada a todos que podem e fazem o devido tratamento, no que se refere ao conhecimento da sociedade em geral caminha de forma muito lenta. Este fato concorre para ideias obsoletas a respeito deste tema, e para a ocorrência de preconceitos e discriminação em relação aos que desejam expor a sua sorologia.
Este ano contamos com a parceria da Universidade do estado da Bahia – UNEB na execução do seminário.
Essa parceria é de grande importância para o evento em função de agregar a comunidade acadêmica fortalecendo dessa forma a discussão sobre a temática e aproximação e fortalecimento de redes de acordo a multicampia desta instituição. Com o intuito de fortalecimento dessas discussões e nas ações por meio de
ações extensionistas.
OBJETIVOS:
- Promover uma aproximação entre as
pessoas que vivem com HIV;
- Promover aproximação entre as pessoas que vivem com HIV e os
técnicos que trabalham nesta área;
- Instrumentalizar as PVHA e os
Técnicos dos SAES, objetivando capacitação em relação a esta temática;
- Comemorar aniversário deste Serviço;
- Fortalecer as redes e ações em torno do HIV/AIDS;
- Ampliar as discussões no âmbito da UNEB.
DATA:
Dia 07 de dezembro de 2022
LOCAL:
Teatro UNEB – Campus I, em Salvador
PÚBLICO ALVO: Estima-se uma participação de 300 pessoas neste evento;
- Pessoas Vivendo com HIV: SAE/CTA Marymar Novais, SAE Liberdade, SAE São Francisco, CEDAP, HCM, HRS, HUPES, ONG´s AIDS, Grupos de Convivência.
- Profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e demais áreas afins;
- Comunidade acadêmica da UNEB
- Comunidade externa dos projetos de extensão da UNEB
-Todos os interessados neste tema