GESTÃO PÚBLICA PROFISSIONALIZADA 2023

Sobre o Evento

  Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, Estados-Membros e Municípios. A partir da Constituição Federal de 1988, os estados e os municípios ganharam mais importância, assumindo diversas atividades antes desempenhadas pela União. Com a introdução de um Estado mais forte, porém menor, este reduz seu papel nacional-desenvolvimentista, que vigorou por meio século (ABRUCIO e COUTO, 1996; PINHO e SANTANA, 2001). Dentro da concepção neoliberal, a partir de 1990, a União passa a exercer as “verdadeiras” funções de Estado: regulação e indução. Um dos pontos que merecem destaque diz respeito à conscientização do seu verdadeiro papel constitucional. Na Constituição Federal (CF), há funções exclusivas de Estado, funções não exclusivas e funções de mercado (privadas) que devem ser pensadas e assumidas. O desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda e permanente geração de empregos, é consequência de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos, sendo importantes as práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na sociedade, no decorrer de seu processo de desenvolvimento, tanto na área pública quanto na área empresarial. Em ambientes onde as mudanças ocorrem permanentemente e em grande velocidade, caracterizados ainda pela escassez de recursos e pelo alto nível de competitividade exigido pela sociedade contemporânea, exige-se que o profissional responsável pela condução das organizações públicas tenha desenvolvido sua criatividade, seu espírito critico e a sua capacidade de produção de novos conhecimentos. Aliada a esta “personalidade dinâmica e flexível” é preciso, ainda, que o Gestor Público desenvolva uma “visão estratégica dos negócios públicos”, o que pode ser obtido a partir do estudo sistemático e aprofundado das diversas áreas de ação no campo da Administração e da integração destas áreas em termos de conhecimento conceitual e analítico. Deste modo, independente dos conhecimentos “comportamentais”, exige-se do Gestor Público, o domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional, de seus “recursos” humanos, financeiros e de produção e de gestão pública, evidentemente referenciada em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa. Para tanto, é preciso que seja dada oportunidade a cidadãos e a estados e prefeituras de todo o Brasil de se capacitarem para o exercício de uma administração pública profissional, fortalecendo a articulação da teoria de sala de aula com a prática de mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Apresentar a administração de macro (governo), micro (unidades organizacionais) e sistemas públicos;

b) Demonstrar como profissionais com formação adequada, interferem na realidade social, política e econômica do setor;

c) Contribuir para o entendimento e melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;

d) Contribuir para que o discente, caso escolha ser gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

METODOLOGIA

Apresentação de palestras com gestores públicos e/ou profissionais do setor que prestam serviços a esse setor específico, visando repassar um melhor entendimento sobre a profissionalização da administração na gestão pública.

PALESTRAS E DATAS:

1 – 11/04 – LICITAÇÃO PÚBLICA: OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS PARA MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL;

2 – 10/05 – GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS;

3 – 08/06 - QUALIDADE E INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: DESAFIOS DO ESTADO BRASILEIRO.






Programação

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