EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE: OS SEGREDOS E SABERES SOBRE AS ÁGUAS TERMAIS DE CALDAS DO JORRO, TUCANO - BA

Sobre o Evento

O presente projeto visa envolver os estudantes e/ou participantes, no tripé: Educação, Meio Ambiente e Saúde nos encontros teóricos e práticos. Concebendo a Educação como o ato de educar, ensinar, pontificar. No sentido mais amplo, educação significa o lugar em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para outra. A educação vai se formando através de situações presenciadas experienciadas e vividas por cada cidadão ao longo da vida. No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. No sentido formal é todo o processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação divide-se em dois níveis, a educação básica e o ensino superior. Por sua vez, o meio ambiente compreende ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas - os ecossistemas que existem na Terra. O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. No tocante a saúde, a OMS (1948), define “como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença”. A saúde é um direito social, inerente à condição de cidadania, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião ou ideologia. O Estado tem o dever de garantir a saúde através de políticas sociais e económicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Enquanto que as águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas afloram do solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, que variam entre 35ºC e 48ºC. No caso da geotermia que é responsável por todas as fontes de águas termais no Brasil, a água da chuva penetra no solo em grandes profundidades e vai recebendo calor das rochas. No caso da vulcanização, é a presença de um vulcão ativo que torna as águas quentes. Geralmente, essas águas possuem uma concentração de ferro ainda maior do que a do processo da geotermia. Benefícios, recomendações e comprovações sob o uso das águas termais, bem como as contraindicações de uso das águas sulforosas. Para sua culminância estabeleceremos uma estreita relação com o Grupo de Estudo em Educação e Meio Ambiente (GEMA). 


OBJETIVO GERAL

Compreender a dinâmica do ambiente, bem como as interrelações do homem com os recuros da natureza.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Fazer uso de metodologias ativas que desperte no participante o interesse em envolver-se na dinâmica do curso, no ato da ação/reflexão/ação;

- Despertar nos participantes o prazer da leitura com textos e artigos científicos que reflitam sobre a educação, a saúde e as questões socioambientais;

- Discutir as teorias da educação, do meio ambiente e da saúde que promovem o bem-estar e a qualidade de vida;

- Adotar e plantar uma árvore no Campus XI da UNEB;

- Conhecer as fontes termais de Caldas do Jorro, Tucano – BA, oportunidade em que aplicará um questionário com moradores e visitantes;

- Promover um Seminário de socialização com os resultados encontrados nas vivências experienciadas, juntamente às ações do GEMA.  


JUSTIFICATIVA

O projeto “EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE: OS SEGREDOS E SABERES SOBRE AS ÁGUAS TERMAIS DE CALDAS DO JORRO, TUCANO – BA”, a ser desenvolvido em duas etapas: etapa 1 (teórica e pratica no campus XI da UNEB) e etapa 2 (prática em Caldas do Jorro, Tucano – BA), fundamenta-se nas teorias dos estudiosos das vastas áreas e que por si só, já se justifica por envolver os três componentes curriculares: Educação Ambiental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde e Educação, ministrados pelo o docente proponente do curso de extensão. Acredita-se que não é possível falar em educação sem agregar elementos como meio ambiente, saúde e outros recursos da natureza. Tais componentes curriculares, na dimensão de suas ementas, abordam as questões da educação, da saúde e do meio ambiente, isso facilita o intercruzar do compreender e do fazer, que o minicurso se propõe a exercitar além dos espaços não escolares. Outro aspecto que favorece a sua viabilidade, é a oportunidade do envolvimento dos participantes com a teoria e com a prática no contato direto com os elementos da natureza e humanos no ato do fazer, a exemplo do que iremos exercer quanto a experiência na adoção e plantio de uma árvore no campus XI da UNEB, bem como a vivência na aplicação do questionário com moradores e visitantes de Caldas do Jorro, Tucano – BA.


PERÍODO: 03 a 27 de setembro de 2024 - Às terças das 8h às 12h no auditório da UNEB

VAGAS: 30

CARGA HORÁRIA: 20h

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e interessados 





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