Café com Prosa: Diálogos sobre a Educação e a Vida no Cotidiano da EJA

Sobre o Evento

Tema: Café com Prosa: Diálogos sobre a Educação e a Vida no Cotidiano da EJA

Duração: 2 horas
Público Responsável: Estudantes de Pedagogia (5º semestre)
Público Alvo: Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Professores envolvidos: Isaura Francisco; Luíz Ricardo Braga; Fernando Carvalho;

Maria Célia Aguiar; Maria Ercilia; Elvina Perpétua

 

Organização do evento

Equipe

Componente

Professor

Erica Beatriz A. de Jesus Garcia;

Moises de Almeida Trindade

Rosana Magalhaes dos Santos                        

F. T. M da Geografia

Maria Ercilia

Larissa Paula de Araujo Santos

Samara Rebeca Silva Gomes  

Tatiane Ferreira de Araujo                                                                                                      

F. T. M da Matemática

Fernando Carvalho Pires

Patrícia Alves de Brito 

Valquiria Rosa da Trindade 

Voneide Barbosa da Silva                                                                                           

F. T. M da Ciência

Maria Célia Santana Aguiar

Elaine dos Santos Bonfim

Mariza Sousa Rocha                                                                                                            

Linguagens e Estudos Linguísticos

Elvina Perpétua Ramos de Almeida

Andreza Gomes Santana

Kelle Ferreira dos Santos                              

Gestão

Luiz Ricardo. P. A. Braga

Everson Santana Moraes                                  Marla Santana Magalhaes                                

Regiane Jesus dos Santos                                                                      

Educação de Jovens e Adultos

Isaura Francisco

 

                                       

 

Resumo

O evento Café com Prosa promove um diálogo interdisciplinar entre estudantes de Pedagogia e da EJA, integrando os componentes curriculares Linguagens e Estudos Linguísticos, Matemática, Gestão, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência, da Matemática e da Geografia. Por meio de atividades práticas e conversas mediadas, os participantes serão convidados a refletir sobre aspectos do cotidiano relacionados ao café, abordando temas como cultura, história, economia e ciência. A proposta valoriza saberes dos alunos da EJA, fomentando uma troca de experiências e o protagonismo educacional.

Justificativa

O tema Café com Prosa foi escolhido por sua relevância cultural e histórica bem como por ser um evento presente na pratica pedagógica das escolas que ofertam educação de Jovens e Adultos. Essa abordagem interdisciplinar permite explorar aspectos linguísticos, matemáticos, científicos e geográficos de maneira prática e contextualizada, promovendo uma experiência significativa. O evento também visa vínculos estreitos entre os estudantes de Pedagogia e da EJA, incentivando práticas pedagógicas inclusivas e dialogadas.

Objetivos

  • Promover um diálogo entre a UNEB e Educação Básica, na Modalidade EJA
  • Promover a integração entre os estudantes da Pedagogia e da EJA, valorizando os conhecimentos prévios de todos os participantes.
  • Contextualizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento, utilizando o café como elemento articulador.
  • Estimular práticas pedagógicas interdisciplinares e participativas.
  • Desenvolver habilidades de diálogo, análise crítica, resolução de problemas e reflexão sobre o papel da educação no cotidiano.

Metodologia

1. Acolhimento e abertura (10 minutos):

  • Boas-vindas com café e pequenos acompanhamentos típicos (bolos biscoitos).
  • Apresentação do tema e dinâmica de apresentação com breve relato sobre a relação pessoal de cada participante com o café.

2. Oficinas interdisciplinares (1h20min):
Os participantes serão divididos em grupos e passarão por estações temáticas organizadas pelos estudantes de Pedagogia, que orientarão as atividades:

 

Gestão

Fazer a introdução do evento  e promover um dialogo sobre a EJA Combinada, proposta  executada pelo município de Bom Jesus da Lapa, no ano de 2024.

Linguagens e Estudos Linguísticos

Promover um diálogo sobre os estudos linguísticos na Universidade e Na educação Básica

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática:

 Promover um diálogo sobre a aprendizagem matemática na EJA

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência

Promover um diálogo sobre  a aprendizagem da ciência na Universidade e Na educação Básica

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia:

Promover um diálogo sobre  a aprendizagem da geografia  na Universidade e Na educação Básica

Educação de Jovens e Adultos

Dialogar sobre a importância da Escolarização na EJA

 

 Encerramento (30 minutos):

  • Debate final mediado pelos estudantes de Pedagogia, conectando as reflexões das oficinas aos desafios da EJA.
  • Leitura de alguns textos produzidos pelos participantes e compartilhamento de aprendizados.
  • Avaliação coletiva e fechamento com entrega de lembranças simbólicas (marcadores de livro ou sachês).

 

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua, considerando:

  1. Participação ativa dos estudantes da EJA e dos estudantes de Pedagogia nos workshops e discussões.
  2. Reflexões compartilhadas durante o debate final, demonstrando a articulação de conteúdos interdisciplinares com o cotidiano.
  3. Retorno qualitativo dos participantes no momento de avaliação coletiva, incluindo sugestões para eventos futuros.

Programação

Mais Informações