Café com Prosa: Diálogos sobre a Educação e a Vida no Cotidiano da EJA
Sobre o Evento
Tema: Café com Prosa: Diálogos sobre a Educação e a Vida no Cotidiano da EJA
Duração: 2 horas
Público Responsável: Estudantes de Pedagogia (5º
semestre)
Público Alvo: Estudantes da Educação de Jovens e
Adultos (EJA)
Professores envolvidos: Isaura Francisco; Luíz
Ricardo Braga; Fernando Carvalho;
Maria Célia Aguiar; Maria Ercilia; Elvina Perpétua
Organização do evento
|
Equipe |
Componente |
Professor |
|
Erica Beatriz A. de Jesus Garcia; Moises de Almeida Trindade Rosana Magalhaes dos Santos |
F. T. M da Geografia |
Maria Ercilia |
|
Larissa Paula de Araujo Santos Samara Rebeca Silva Gomes Tatiane Ferreira de Araujo
|
F. T. M da Matemática |
Fernando Carvalho Pires |
|
Patrícia Alves de Brito Valquiria Rosa da Trindade Voneide Barbosa da Silva
|
F. T. M da Ciência |
Maria Célia Santana Aguiar |
|
Elaine dos Santos Bonfim Mariza Sousa Rocha |
Linguagens e Estudos Linguísticos |
Elvina Perpétua Ramos de Almeida |
|
Andreza Gomes Santana Kelle Ferreira dos Santos |
Gestão |
Luiz Ricardo. P. A. Braga |
|
Everson Santana Moraes Marla Santana
Magalhaes
Regiane Jesus dos Santos |
Educação de Jovens e Adultos |
Isaura Francisco |
Resumo
O evento Café com Prosa promove um
diálogo interdisciplinar entre estudantes de Pedagogia e da EJA, integrando os
componentes curriculares Linguagens e Estudos Linguísticos, Matemática, Gestão,
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência, da Matemática e da Geografia.
Por meio de atividades práticas e conversas mediadas, os participantes serão
convidados a refletir sobre aspectos do cotidiano relacionados ao café,
abordando temas como cultura, história, economia e ciência. A proposta valoriza
saberes dos alunos da EJA, fomentando uma troca de experiências e o
protagonismo educacional.
Justificativa
O tema Café com Prosa foi escolhido por sua relevância cultural e
histórica bem como por ser um evento presente na pratica pedagógica das escolas
que ofertam educação de Jovens e Adultos. Essa abordagem interdisciplinar
permite explorar aspectos linguísticos, matemáticos, científicos e geográficos
de maneira prática e contextualizada, promovendo uma experiência significativa.
O evento também visa vínculos estreitos entre os estudantes de Pedagogia e da
EJA, incentivando práticas pedagógicas inclusivas e dialogadas.
Objetivos
- Promover um diálogo entre a
UNEB e Educação Básica, na Modalidade EJA
- Promover a integração entre
os estudantes da Pedagogia e da EJA, valorizando os conhecimentos prévios
de todos os participantes.
- Contextualizar conceitos de
diferentes áreas do conhecimento, utilizando o café como elemento
articulador.
- Estimular práticas
pedagógicas interdisciplinares e participativas.
- Desenvolver habilidades de
diálogo, análise crítica, resolução de problemas e reflexão sobre o papel
da educação no cotidiano.
Metodologia
1. Acolhimento e abertura (10 minutos):
- Boas-vindas com café e
pequenos acompanhamentos típicos (bolos biscoitos).
- Apresentação do tema e
dinâmica de apresentação com breve relato sobre a relação pessoal de cada
participante com o café.
2. Oficinas interdisciplinares (1h20min):
Os participantes serão divididos em grupos e passarão por estações temáticas
organizadas pelos estudantes de Pedagogia, que orientarão as atividades:
|
Gestão
|
Fazer
a introdução do evento e promover um
dialogo sobre a EJA Combinada, proposta
executada pelo município de Bom Jesus da Lapa, no ano de 2024. |
|
Linguagens
e Estudos Linguísticos |
Promover
um diálogo sobre os estudos linguísticos na Universidade e Na educação Básica |
|
Fundamentos
Teóricos e Metodológicos da Matemática: |
Promover um diálogo sobre a aprendizagem
matemática na EJA |
|
Fundamentos
Teóricos e Metodológicos da Ciência |
Promover
um diálogo sobre a aprendizagem da
ciência na Universidade e Na educação Básica |
|
Fundamentos
Teóricos e Metodológicos da Geografia: |
Promover
um diálogo sobre a aprendizagem da
geografia na Universidade e Na
educação Básica |
|
Educação
de Jovens e Adultos |
Dialogar
sobre a importância da Escolarização na EJA |
Encerramento (30 minutos):
- Debate
final mediado pelos estudantes de Pedagogia, conectando as reflexões das
oficinas aos desafios da EJA.
- Leitura
de alguns textos produzidos pelos participantes e compartilhamento de
aprendizados.
- Avaliação
coletiva e fechamento com entrega de lembranças simbólicas (marcadores de
livro ou sachês).
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma contínua, considerando:
- Participação
ativa dos estudantes da EJA e dos estudantes de Pedagogia nos workshops e
discussões.
- Reflexões
compartilhadas durante o debate final, demonstrando a articulação de
conteúdos interdisciplinares com o cotidiano.
- Retorno
qualitativo dos participantes no momento de avaliação coletiva, incluindo
sugestões para eventos futuros.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Círculo de Diálogo | 28/11/2024 00:00 | 28/11/2024 00:00 | Isaura Francisco de Oliveira |