III FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO PRISIONAL E INSERÇÃO SOCIAL - EDIÇÃO INTERNACIONAL
Sobre o Evento
O que é o FNEPIS?
O
Fórum Nacional de Educação Prisional e Inserção Social (FNEPIS) foi instituído
a partir de 2014 com professores, técnicos, pessoas em privação de liberdade e
profissionais que trabalham no sistema penitenciário, tendo por objeto as
Políticas Públicas referentes à educação e inserção social de pessoas privadas
de liberdade e em cumprimento de penas, restritivas de direitos e alternativas
penais. O escopo das intervenções do FNEPIS é direcionado a garantia e criação
de novos direitos para essas pessoas, jovens e adultos.
Esta
é uma iniciativa do Instituto Amendoeiras o qual assume como projeto social
motivar pessoas em restrição e privação de liberdade, em situação de exclusão
social a conhecerem as suas habilidades sociais e prazeres, a partir de
atividades de aprendizado e capacitação profissional na perspectiva da
liberdade.
Este
Fórum vem organizando encontros nacionais para discutir a Educação para
privados e restritos de liberdade desde 2016, desenvolvendo a Metodologia de
apresentar e construir soluções por questões de educação e inserção social do
sistema penal junto com autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo nos
estados e na União.
O
I FNEPIS, realizado em 2016, no Rio de Janeiro, no formato híbrido -
presencialmente, no Auditório da Escola da Assembleia Legislativa do Rio de
Janeiro (ALERJ), e on-line – teve como tema, Os Paradoxos da Educação em Situações de Exclusão. Como
desdobramento, foi criado o Fórum
Permanente de Educação Prisional e Inserção Social – indicação feita pela
Dra. Juíza Raquel Chrispino do TJ-RJ.
O
II FNEPIS, realizado online em 2021 com o tema Dimensões da Educação na Reinserção de Jovens e Adultos em
Restrição/Privação de Liberdade, enfocou a necessidade da educação
especializada no Sistema Penitenciário, e contando com a participação da
Deputada Federal Rosa Neide Sandes Almeida (Mato Grosso), teve a educação
especializada nas prisões do Brasil defendida por juízes, professores,
técnicos, egressos. A partir daí, ganhou espaço na Comissão de Educação no
Congresso Nacional - proposta encaminhada ao Instituto Nacional Anísio Teixeira
(INEP) MEC. Como desdobramento, o documento oficial da Conferência Nacional de
Educação (CONAE/2024) recomendou que fosse aprovada essa especialização,
defendida desde 2021, com equiparação à Educação Indígena, Quilombola e do
Campo.
O III FNEPIS (2025) tem dimensão
internacional, e será realizado em Salvador/BA, nos dias 08, 09, 10 e 11 de
julho de 2025 em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por
meio do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq, vinculado
ao Programa de Pós-graduação stricto
sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC
UNEB). Nesta edição temos, ainda, outras três parcerias: Incarceration
Nations Network (INN), Acadêmicos da Liberdade Global (GFS) e Unión
Latinoamericana de Extensión Universitaria (ULEU).
Com o tema “DO CÁRCERE PARA O MUNDO: novos olhares da interculturalidade e
intersetorialidade”, propomos
diálogos interdisciplinares acerca da educação para restritos e privados de
liberdade, da inserção social e, ainda, incita
um olhar crítico sobre os 41 anos da Lei de Execução Penal (1984). Nesta edição
também será acolhido o debate sobre a socioeducação, ampliando a participação
de outros profissionais da educação voltados a população de adolescentes e jovens
que cumprem medidas socioeducativas.
A equipe organizadora deste evento
conta com professores/as de Ensino Superior e da Educação Básica; Técnicos
especializados em atividades nos cárceres; estudantes de graduação e
Pós-graduação, tendo suas ações compartilhadas entre integrantes do FNEPIS e do
GEFEP UNEB/CNPq.
Quais os OBJETIVOS do FNEPIS?
- Problematizar políticas públicas intersetoriais,
interinstitucionais e interculturais voltadas à educação e inserção social de
jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade, egressos dos
cárceres e em cumprimento de penas alternativas, propondo ações que garantam a
efetividade de Direitos Humanos a esta população;
- Debater a especialização da educação nos espaços de
restrição e privação da liberdade como formação específica de profissionais
através da gestão democrática e participativa, formulação do Plano Político
Pedagógico (PPP), formação e qualificação profissional na educação básica e nas
formações e qualificação profissional para técnicos/as;
- Promover a divulgação e difusão de atividades de intervenção
nos cárceres e pelo sistema de justiça que contribuam para fomentar
ressignificações das pessoas em cumprimento de penas restritivas e privativas
de liberdade, e em alternativas penais;
- Valorizar profissionais da educação que atuam nas prisões e na socioeducação; favorecendo a articulação entre Instituições de Ensino Superior e Educação Básica, visibilizando pesquisas e intervenções realizadas através de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação.
Quem pode participar?
O
FNEPIS é aberto ao público em geral e, em específico:
- Professores e estudantes de Educação Básica em suas
diferentes modalidades educativas, principalmente a educação para restritos e
para privados de liberdade;
- Professores e Estudantes de Instituições de Ensino Superior:
cursos de graduação e Pós-graduação latu e stricto sensu;
- Profissionais da Educação Básica e de Instituições de Ensino
Superior;
- Profissionais do Sistema Judiciário de demais órgãos
públicos interessados;
- Egressos das prisões e familiares;
- Organizações da Sociedade Civil que trabalhem com temáticas
de Direitos Humanos, pessoas em restrição e privação de liberdade e penas
alternativas;
- Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais com foco em
Meio Ambiente e questões Climáticas;
- Integrantes de Movimentos Sociais que discutem Educação Popular.
Quais as modalidades de participação?
Apresentação de trabalho: Resumo Expandido, Relatos de Pesquisa; Relatos de Experiência; Painel /Banner presencial.
As inscrições (gratuitas) devem ser feitas através do site do evento e a submissão de trabalhos deve seguir as orientações do Template, disponibilizado neste site.
Cada autor/a só poderá submeter UM trabalho.
Orientações para Inscrição
1. Escolha entre a opção de participação presencial OU online (apenas para participação como ouvinte);
2. Se for apresentar trabalho, escolha um dos Eixos Temáticos e se inscreva nele também;
3. Sobre seu Relato, siga as instruções do Template e envie o arquivo, em word, para o email do evento;
Qualquer dúvida, mande mensagem para o email do evento.
Quais os Eixos Temáticos?
Os Eixos Temáticos que compõem o III FNEPIS problematizam
estratégias de educação para pessoas em cumprimento de alternativas penais,
privadas e restritas de liberdade apresentados e aprovados na Conferência
Nacional de Educação-CONAE (2024). Propõem, assim, reflexões para fomentar as
avaliações de ações e mudanças que podem ser operadas no Sistema de Justiça e
Penal do Brasil, a partir de novas propostas de intervenções e do conhecimento
de outros modelos de aplicação de justiça, mais humanizados e úteis a
sociedade.
Todos os Eixos estão relacionados à Educação e à Inserção Social, contemplando jovens e adultos que se encontram restritos e privados de liberdade, egressos e pessoas em cumprimento de penas alternativas e contarão com a participação de convidados/as que discutem temáticas neles situadas. Vejamos a seguir.
Eixo 1 - Temática Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania.
Objetivos:
- Debater a educação no cárcere, considerando aspectos históricos, políticos, sociais e pedagógicos.
- Discutir a gestão democrática nos ambientes prisionais e socioeducativos (adolescentes e jovens) - processos de aprendizagem e práticas pedagógicas sob a ótica dos direitos humanos universais, diversidade, cidadania, interculturalidade e intersetorialidade com base nos marcos legais internacionais e nacionais.
- Incentivar o estudo de currículos e metodologias específicas que visem desenvolver ações educativas alinhadas à realidade atual das pessoas em restrição e privação de liberdade, com foco na educação libertadora, considerando a modalidade EJA como possibilidade de ensino para o sistema prisional e socioeducativo.
- Difundir pesquisas sobre interculturalidade e suas ressonâncias nas transformações relacionadas ao cárcere, tendo em vista diferentes abordagens educacionais – no Brasil e em outros países.
- Avaliar metas das políticas públicas voltadas para a Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade e contribuir para a formulação ou revisão destas.
Eixo 2 - Temática Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Objetivos:
- Fomentar o diálogo entre instituições públicas, privadas e sociedade, promovendo articulações educacionais e técnicas para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade, egressas dos cárceres e da internação sentenciadas as penas alternativas.
- Incentivar a Educação Ambiental nos espaços de restrição e privação liberdade, favorecendo a transformação social e sustentabilidade, com hortas comunitárias, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
- Promover
capacitações e trabalho de pessoas restritas e privadas de liberdade,
egressas e em cumprimento de alternativas penais voltadas às práticas de
sustentabilidade, preservação das abundâncias naturais.
- Debater sobre políticas públicas ambientais tendo como perspectiva o combate ao racismo ambiental em espaços de restrição e privação de liberdade.
Eixo 3 - Temática Educação: Formação Profissional no Sistema Penitencário e no Socioeducativo.
Objetivos:
- Promover formação de profissionais da Educação, da Execução Penal e do Sistema Socioeducativo.
- Discutir
a educação formal e não-formal em suas interfaces para atender aos diferentes
regimes de restrição ou de privação de liberdade, tanto no sistema
penitenciário quanto no socioeducativo.
- Analisar
Políticas Públicas voltadas para a formação profissional e suas ressonâncias
nas mudanças culturais, científicas e tecnológicas.
- Aprofundar a compreensão sobre a interdependência dos elementos que compõem as práticas educativas, levando em conta especificidades, assim como desafios, transformações e inovações observadas nas diferentes abordagens de implementação da formação profissional.
- Analisar objetivos educacionais e práticas pedagógicas nos contextos prisional e socioeducativo, desvelando fenômenos educacionais que possibilitem a formação profissional, valorizando os desejos e as habilidades sociais, cognitivas e relacionais das pessoas em situação de restrição e privação de liberdade.
Eixo 4 - Temática - Inserção Social: Atuação de Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo.
Objetivos:
- Problematizar a inserção social no contexto do Sistema Penitenciário e Socioeducativo, destacando o papel das Instituições de Ensino Superior, técnicas e órgãos públicos na promoção da integração social e na melhoria das condições de vida das Pessoas em situação de restrição e privação de liberdade.
- Debater fundamentos da inserção social, conceitos e definições, histórico e evolução das políticas públicas no Brasil.
- Identificar projetos e programas de extensão universitária voltados para o socioeducativo e sistema penitenciário, promovendo a articulação da educação superior com a integração social de pessoas em regime de restrição e privação de liberdade. Utilizar técnicas e metodologias de ensino adaptadas aos contextos prisionais, com currículos e materiais didáticos específicos.
- Propor políticas públicas e legislações relacionadas à educação no sistema penitenciário e socioeducativo, com ações e programas de apoio à integração social.
Eixo 5 - Temática - Inserção Social: Mudanças de "coisas inconstitucional nas prisões brasileiras" e na aplicação da pena.
Objetivos:
|
- Promover análise crítica e integrada sobre o Sistema Penitenciário e Socioeducativo brasileiro, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão histórica como um “Estado de Coisas Inconstitucional”, em virtude da violação generalizada e massiva de direitos fundamentais.
- Debater sobre as condições estruturais e conjunturais das prisões, destacando as responsabilidades compartilhadas entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e sociedade civil, superando cenário de inconstitucionalidade.
- Argumentar a necessidade de reformas para garantir a dignidade humana para pessoas restritas/privadas de liberdade, promovendo ações intersetoriais e interinstitucionais que contemplem a educação, o trabalho e a integração social dessas pessoas.
- Identificar soluções que permitam a superação de práticas punitivas degradantes e a construção de políticas públicas que respeitem os princípios dos direitos humanos.
- Propor estratégias que combinem aplicação de penas alternativas com práticas de justiça restaurativa, enfatizando a redução do encarceramento em massa e a humanização das sanções.
Eixo 6 - Temática - Inserção Social: Modalidades de alternativas penais e socialização.
Objetivos:
- Analisar os impactos das alternativas penais sobre a população envolvida, a redução do encarceramento em massa e a promoção de condições mais justas no sistema de justiça penal.
- Fomentar
reflexões sobre a aplicação de modalidades de penas alternativas ao
encarceramento e suas contribuições para a redução do encarceramento em
massa, bem como para a promoção da socialização e da integração social de
pessoas sentenciadas.
- Analisar,
criticamente, possibilidades de alternativas penais como ferramentas eficazes
para superar a lógica punitiva centrada, exclusivamente, na privação de
liberdade, considerando aspectos legais, sociais e educacionais.
- Destacar
práticas que conciliem a responsabilização com a dignidade da pessoa humana,
a redução da reincidência criminal e a transformação de contextos sociais que
favorecem a exclusão e a marginalização.
- Debater
modelos nacionais e internacionais bem-sucedidos da formulação de políticas
públicas que ampliem a adoção de penas alternativas como parte de um sistema
de justiça mais humanizado.
- Apresentar programas e projetos que incentivem o cumprimento de penas alternativas em atividades educacionais, laborais e socioambientais, alinhados às necessidades locais e regionais.
Quais as ORIENTAÇÕES para Submissões de trabalhos
Acessar Template disponível
no site da UNEB.
Enviar arquivo por
e-mail: iiifnepis2025amendoeiras@gmail.com
Para obtenção de Certificado
no evento com carga horária total de 30 horas, os inscritos devem ter, no
mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de participação.
Os trabalhos aprovados
e apresentados para socialização e discussão, no evento, serão publicados nos
Anais do III Fórum Nacional de Educação
Prisional e Inserção Social - III FNEPIS, desde que cumpram, rigorosamente,
as normas de submissão constantes no Template.
Programação (em construção)
08 de julho
08h30 às 12h30 - I Colóquio da Educação no Contexto Socioeducativo
14h00 às 17h00 - I Colóquio da Educação no Contexto Socioeducativo
13h00 às 17h00 – Credenciamento III FNEPIS
14h00 às 15h30 - Mesa 1 - Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas prisões brasileiras” e na aplicação da pena
16h00 às 17h30 - Mesa 2 - Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização
19h00 às 20h00 - Cerimônia de Abertura III FNEPIS
20h00 às 21h00 – Conferência III
FNEPIS
DO CÁRCERE
PARA O MUNDO: novos olhares da interculturalidade e intersetorialidade
Dra. Baz Dreisinger - Diretora do Incarceration Nations Network (INN). Professora da John Jay College da Cidade de Nova Iorque
09 de julho
08h30 às 10h00 - Mesa 3 - Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania
10h30 às 12h00 - Mesa 4 - Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 às 17h00 - Apresentações de Relatos
de Pesquisa
Eixo 1 – Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania
Eixo 2 – Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Eixo 3 – Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no
Socioeducativo
Eixo 4 Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino
Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo
Eixo 5: Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas
prisões brasileiras” e na aplicação da pena
Eixo 6: Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização
17h30 - Entrega do Selo Prof. Roberto da Silva (in memoriam)
10 de julho
08h30
às 12h30 - I
Colóquio Educação em Prisões na Bahia
14h00 às 17h00 - I Colóquio Educação em Prisões na Bahia
08h30 às 10h00 - Mesa 5 - Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no Socioeducativo
10h30 às 12h00 - Mesa 6 - Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo
12h30 às 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 às 17h00 - Apresentações de
comunicações nos Eixos
Eixo 1 – Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade,
Diversidade e Cidadania.
Eixo 2 – Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Eixo 3 – Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no
Socioeducativo
Eixo 4 Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino
Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo
Eixo 5: Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas
prisões brasileiras” e na aplicação da pena
Eixo 6: Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização
17h30
- Lançamento de Livros
11 de julho
08h30 às 10h00 - Conferência de Encerramento
Plenária de Encerramento do III Fórum Nacional de Educação em Prisional e Inserção Social - Edição Internacional
10h30 às 12h00 - Acolhida de propostas
12h30 as 14h00 - Intervalo de almoço
14h00 as 17h00 – Apresentações de comunicações nos Eixos
Eixo 1 – Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania.
Eixo 2 – Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Eixo 3 – Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no Socioeducativo
Eixo 4 Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo
Eixo 5: Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas prisões brasileiras” e na aplicação da pena
Eixo 6: Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização
Atividades |
Períodos |
Divulgação |
INSCRIÇÃO
- Submissão de Trabalhos |
10 de fevereiro a 21 de abril |
SGE
UNEB |
INSCRIÇÃO
- Apenas como Ouvinte |
10 de
fevereiro a 30 de maio |
SGE
UNEB |
Resultado:
Submissão dos Trabalhos |
09 de maio |
Retorno
via e-mail da inscrição |
Apresentação
dos Trabalhos |
09 a
11 de julho |
Presencial |
Organização
dos ANAIS do evento |
01 de
julho a 30 de agosto |
(intra
FINEPIS) |
Divulgação
dos ANAIS do evento |
30 de
agosto |
SGE
UNEB |
Convidados/as
que confirmaram disponibilidade na Agenda
Dra. Baz Dreisinger - Diretora do Incarceration Nations Network (INN). Professora da John Jay College da Cidade de Nova Iorque
Dr. Cezar Ramaldes - Promotor MP/ES
Dr. Edmundo Reis Silva Filho – Coordenador do GAEP/MPBA
Dra.
Dwayne Antojado – Austrália Professor da Universidade Católica
da Austrália. Líder dos Acadêmicos da Liberdade (GFS/Austrália), e egresso da prisão.
Dr. Ulisses Rabaneda – Conselheiro do CNJ/MT
Dr. Sérgio Grossi – EUA - Professor Assistente de
Criminologia do Departamento de Sociologia da John Jay College da Cidade de
Nova Iorque.
Dra. Cintya Cibele – RN
Dra. Elenice Onofre – Universidade de São Carlos
Dr. Joaquim Alcoforado - Universidade de Coimbra/Portugal
Sylvia Maria Valenzuela - Vice-Presidente da União Latino
Americana de Extensão Universitária – ULEU/Colômbia
Dra. Irandi Pereira - Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente
Dra. Maria Nilvane Fernandes – Universidade Federal do Amazonas
Dr. Mauro Caseri – Ouvidor das Polícias de São Paulo
Comissão
Organizadora:
Adriana Maria Gomes
Lopes (SEC BA)
Daniele Santana
Santos (SEC BA)
Jacqueline Fernandes
de Gusmão Neves Pessanha (FNEPIS RN)
Márcea Andrade Sales (GEFEP UNEB/CNPq)
Maria das Graças
Reis Barreto (FNEPIS BA)
Rowayne Soares
Ramos (FNEPIS GO/Instituto Amendoeiras)
Sandra de Almeida Figueira
(FNEPIS/Instituto Amendoeiras)
Comissão
Cientifica:
Anderson Menezes
(UFAL)
Carlos Roberto de
Melo (GFS/USP/MG)
Cira Maia Ciniglio
dos Santos (FNEPIS PB)
Danilo José dos
Santos (FNEPIS/PEE/PE)
Elizete Cardoso
Assunção (FNEPIS/UNAMA/PA)
Flávia Demuner
Ribeiro (SEDU/UFES/ES)
Jéssica Ribeiro
Assis Barros (Instituto Ribeiro’s/GO)
Judiney Dias
Abbondanza (SEC BA)
Jussivânia de
Carvalho Vieira Batista Pereira (UFMT)
Kátia Maria de Aguiar Barbosa (UNEB)
Kátia Aparecida da
Silva Nunes (SEDUC/MT)
Maria Ijaci Gomes
Correia (FNEPIS PE)
Márcia Lopes
Ferreira (FNEPIS/PUC MG)
Newdith Mendonça
Dias (SEC BA)
Oswaldo Valença da
Silva Filho (SEAP BA)
Sidnelly Aparecida
de Almeida (FNEPIS/PUC MG)
Silvana Barbosa de
Oliveira (FNEPIS PR)
Sylvia María
Valenzuela (ULEU/Colômbia)
Tayana Bordalo
(FNEPIS/UNITINS/TO)
Valuza Maria
Saraiva (SEC BA)
Comissão Executiva:
Ana Maria dos Reis
Salgueiro (FNEPIS RJ)
Aline Aparecida
Rocha (FNEPIS MT)
Camomila Damaceno
Alves (FNEPIS GO)
Cícero Alves
(GFS/PE)
Éris Magalhães
Gomes (Instituto Ribeiros/GO)
Giselly Batista
Dias Guimarães (FNEPIS GO)
Henrique Silva
Barbosa (GFS/RJ)
Nátalie Damasceno
Ramos (UFCAT/GO)
FNEPIS Regional – Coordenação:
Região
Norte: Elizete
Cardoso Assunção e Tayana Bordalo
Região
Centro Oeste:
Maria Conceição Cerqueira Caldas e Felipe Paim
Região
Nordeste: Cira
Maia C. dos Santos e Jacqueline Fernandes de G. N. Pessanha
Região
Sudeste: Bruna
Salvador e Janete Duarte Alves Ferreira
Região
Sul: Silvana
Barbosa de Oliveira
Programação
Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
---|---|---|---|
IST (Uso da comissão Organizadora) | 10/02/2025 00:00 | 31/03/2025 23:59 | |
IAO (Uso da comissão Organizadora) | 10/02/2025 00:00 | 30/05/2025 23:59 | |
Participação Presencial - Ouvinte, sem Relato | 10/02/2025 00:00 | 30/05/2025 23:59 | |
Participação online - Ouvinte, sem Relato | 10/02/2025 00:00 | 30/05/2025 23:59 | |
Participação Presencial - com Relato; Painel /Banner - Eixo 1 - Temática Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania. | 10/02/2025 00:00 | 21/04/2025 23:59 | |
Participação Presencial - com Relato; Painel /Banner - Eixo 2 - Temática Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade. | 10/02/2025 00:00 | 21/04/2025 23:59 | |
Participação Presencial - com Relato; Painel /Banner - Eixo 3 - Temática Educação: Formação Profissional no Sistema Penitencário e no Socioeducativo. | 10/02/2025 00:00 | 21/04/2025 23:59 | |
Participação Presencial - com Relato; Painel /Banner - Eixo 4 - Temática - Inserção Social: Atuação de Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo. | 10/02/2025 00:00 | 21/04/2025 23:59 | |
Participação Presencial - com Relato; Painel /Banner - Eixo 5 - Temática - Inserção Social: Mudanças de "coisas inconstitucional nas prisões brasileiras" e na aplicação da pena. | 10/02/2025 00:00 | 21/04/2025 23:59 | |
Participação Presencial - com Relato; Painel /Banner - Eixo 6 - Temática - Inserção Social: Modalidades de alternativas penais e socialização. | 10/02/2025 00:00 | 21/04/2025 23:59 |