Curso de Extensão: Acolhendo e integrando competências socioemocionais

Sobre o Evento

O curso de extensão Acolhendo e integrando competências socioemocionais, pretende contribuir com a formação inicial e continuada de professores do município de Itaberaba e região, através de ação de extensão que aborda as competências socioemocionais, seus pressupostos teóricos, sua curricularização e reverberações no fazer docente, relacionando temas transversais e emergentes.

Objetivos - apresentar as competências socioemocionais e seus pressupostos teóricos; refletir sobre a curricularização das competências socioemocionais na BNCC e as reverberações no fazer docente; desenvolver atividades práticas para inserir as competências socioemocionais no exercício docente;

Público – estudantes e professores em formação inicial e continuada, aberto para comunidade interna e externa.

Lócus – encontros híbridos | aulas remotas e presenciais - em sala de aula do Departamento de Educação - Campus XIII e na Plataforma Microsoft Teams.

Cronograma – formação de turma com no máximo 30 estudantes e desenvolvimento no semestre de 2025.1 periodicidade semanal, perfazendo 30 horas. Previsão dos encontros: março: 14, 18 e 25; abril: 01, 08 e 15.

Metodologia de execução – os encontros do curso serão desenvolvidos a partir de abordagem interacionista, com socialização de teorias psicológicas e da educação, vivências através de exercícios e momentos reflexivos. Pretende-se com esse processo estimular a aprendizagem significativa e utilizar intencionalmente as metodologias ativas.

A competência socioemocional está relacionada a uma inter-relação de habilidades emocionais e sociais que auxiliam a pessoa a manejar melhor suas emoções, a relacionar-se positivamente com outros e a executar seu fazer profissional (Marques; Tanaka; Foz, 2019). O desenvolvimento das competências socioemocionais na docência pressupõe que o aprender envolve não só os aspectos cognitivos e tecnicistas, mas também emocionais e sociais, focando na compreensão das relações interpessoais e das emoções emaranhadas no processo de ensino e da aprendizagem significativa (Abed, 2014).

Essa discussão traz à tona, em meio a tantos temas emergentes, a relevância e inquestionável urgência do desenvolvimento das competências socioemocionais no processo de formação profissional, pressupondo sua integração nos currículos intertransculturais para formação continuada de professores, e no reconhecimento de sua contribuição no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação significativa (Abed, 2014). As tendências pedagógicas progressistas contemporâneas apontam que o desenvolvimento das competências socioemocionais é um desafio a ser incorporado na dinâmica escolar e dos seus atores.

As competências socioemocionais constituem uma integração de saberes e fazeres sobre si mesmo e sobre os demais, apoiando-se na consciência, na expressão e no manejo das emoções, cujo objetivo é aumentar o bem-estar pessoal (subjetivo e psicológico) e a qualidade das relações sociais (Gondim; Morais; Brantes, 2014, p. 400). Corroborando com essa perspectiva, Rafael Bisquerra faz menção a cinco componentes da competência socioemocional: 1) consciência emocional de si e de outras pessoas; 2) regulação emocional, se refere ao gerenciamento das emoções; 3) autonomia emocional, que destaca a atitude positiva em relação a si mesmo e a vida, mantendo a autoestima elevada e reconhecendo os limites pessoais, recorrendo, em caso de necessidade, à ajuda externa; 4) domínio de habilidades sociais, em que se destaca a capacidade de se comunicar, ser assertivo e adotar atitudes respeitosas para com as demais pessoas; e 5) habilidades de vida e bem-estar, definidas como a capacidade de adotar comportamentos apropriados e responsáveis na solução de problemas pessoais, familiares, profissionais e sociais, preservando o bem-estar pessoal e social (2009, p.143).

Salientamos que a inclusão das competências socioemocionais na Base Nacional Curricular Comum - BNCC (BRASIL, 2018) se configura um avanço, que incrementa a qualificação, na medida em que propicia formação multidimensional, para o exercício de sua cidadania ativa no mundo do trabalho e na sociedade do século XXI. Desse modo, [...] as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho (BRASIL, p. 10, 2018).

Diferente de outros aspectos (que não constituem o foco neste espaço) aos quais cabe mais apurada análise, certa reserva e críticas às normativas da BNCC (2018), a centralidade conferida às competências não é só “mais uma exigência burocrática” ou “modismo pedagógico”, é sim plenamente justificável do ponto de vista educacional em se tratando de saberes e fazeres comprovadamente essenciais na vida subjetiva, social e profissional dos sujeitos.

Trabalhar as competências socioemocionais nos docentes pressupõe oportunizar intencionalmente, o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades sociais e emocionais a partir do reconhecimento, acolhimento e manejo assertivo das emoções básicas e complexas. Ademais, as competências socioemocionais incidem nas competências cognitivas e reverberam nas subjetividades dos sujeitos e nos processos de socialização e profissionalização, conforme salientam Gondim, Morais e Brantes (2014): As competências socioemocionais, funcionam como via pela qual as demais competências são expressas e desenvolvidas. Em outras palavras, o domínio de aspectos motivacionais e afetivos, em si e nos outros, assegura a aprendizagem, o desenvolvimento e a transferência dessas capacidades para outros contextos (p. 395).

Nesse sentido, torna-se necessária a intensificação desse debate nos ambientes acadêmicos e escolares, por efeito da curricularização das competências socioemocionais e concomitante desenvolvimento de estratégias que visem assegurar a formação continuada dos professores em exercício, os quais não podem se furtar desse processo. Postula-se assim, que os professores conheçam o que são as competências socioemocionais, que as compreendam na inteireza, que tenham clareza da concepção de competência de que se fala nesse contexto, entendendo que diferem substancialmente do modelo de competência posto pelo paradigma tecnicista - produtivista.

 

Observação: Para maiores informações e dúvidas, entrar em contato com a Profa. Coordenadora do Projeto de Extensão DialogicaMente Aissa Lisboa através do e-mail: alisboa@uneb.br 

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