Ensinar e Aprender em tempos de IA: criando trilhas de aprendizagens para formar culturas digitais

Sobre o Evento

Ensinar e Aprender em Tempos de IA: Criando Trilhas de Aprendizagem para Formar Culturas Digitais 

No cenário educacional contemporâneo, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma força transformadora, desafiando e redefinindo os paradigmas do ensino e da aprendizagem. Como educadores, somos convidados a repensar estratégias, explorar novas trilhas e construir culturas digitais que preparem as próximas gerações para um mundo em constante evolução. 

 

??? Data: 26/03/2025 

? Horário: 9h00 

?? Local/Plataforma: Auditório do CDTA 

 

Debatedores

Prof. Dr. Vinícius Silva Santos é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Comunicação. Têm experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, processos culturais e aprendizagens mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação É professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII/Paulo Afonso, atuando supervisor de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia -UNEB/Campus VIII. Atualmente é Diretor do DEDC - VIII da UNEB, em Paulo Afonso. É Membro líder do FORPEC- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq e membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação - Gepied UFS/CNPq. É Docente permanente do Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos PPGESA/UNEB. 

Prof. Dr. Jacques Fernandes Santos é Doutor em Educação. Mestre em Gestão do Desenvolvimento Sustentável. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Empresarial. Graduado em Administração e Pedagogia. Foi Docente e Coordenador de Graduação e Pós-Graduação na Unirios; Foi Secretário de Turismo e Diretor de Indústria e Comércio do município de Paulo Afonso-BA. Atualmente é Docente Auxiliar na Universidade do Estado da Bahia, Campus Paulo Afonso, e Docente EBTT no Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema. É Docente permanente do Programa de Pós-Graduação PPGESA (UNEB) e Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação PPED (Unit). É Pesquisador dos Grupos Forpec/Uneb/Cnpq; NeoGetq/Ifal/Cnpq e GPDACC/Unit/Cnpq. Possui livros publicados e organizados. Tem experiência nas áreas de Gestão da Educação, Educação Profissional, Empreendedorismo, Educação Contextualizada, Ensino, Políticas Públicas, Infoinclusão, Sustentabilidade e Marketing. Em 2019 e 2021, recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Prof. Me. José Marques Vasconcelos Filho é sertanejo, advogado, mestre em Direito pelo CESMAC, especialista em Direito Constitucional, pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus, Especialização em andamento em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS, graduado pela Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA-CESMAC) em 2012, é professor de Direito Constitucional e Humanos na UNIRB/Arapiraca, coordenador do curso de Direito da Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar (FASVIPA), foi professor voluntário de Direitos Humanos e Fundamentais na Faculdade da Cidade de Maceió para Terceira Idade (FACIMA-TI) (2013-2016), foi membro da Escola Superior de Advocacia de Alagoas - ESA-AL (2014/2015). Foi Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/AL. Atualmente é Diretor-Geral da ESA-AL (2022-2024), Coorganizador do livro Direito, Sociedade e Violência: Pobreza, Educação e Criminalidade, e A rua e democracia. Participou como pesquisador do Centro Internacional de Direitos Humanos da Academia Paulista de Direito (CIDH-APD) no biênio 2018/2019.


Mediação

Prof. Dr. Ivandro Pinto de Menezes, paraibano, doutor em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFCG (2022). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB (2013). Especialista em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2003). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área do Direito, atuando principalmente nas áreas de Sociologia e Antropologia Jurídica, Direito e Literatura, Direitos Fundamentais. Membro do GEPSCI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação, vinculado ao PPGCI-UFPB e ao PPGC-UFPB.

 

Por que participar? 

Esta é uma oportunidade única para refletir, trocar experiências e se inspirar com profissionais que estão na vanguarda da educação. Juntos, podemos traçar caminhos inovadores que conectem teoria, prática e as demandas de um futuro cada vez mais digital. 

Programação

Mais Informações