XIX EDIÇÃO TEMÁTICA DE CINEMA DO CINEDEBATE & HISTÓRIA NARRATIVAS INTERSECCIONAIS NO CINEMA: HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM

Sobre o Evento

XIX EDIÇÃO TEMÁTICA DE CINEMA DO CINEDEBATE & HISTÓRIA

NARRATIVAS INTERSECCIONAIS NO CINEMA: HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM

O CINEdebate & História, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e Sociedade (PPGELS) da UNEB/Campus VI, e com a colaboração/coordenação dos (das) alunos (as) da disciplina “Ensino, Linguagens e Práticas Sociais (2025.1)”, têm a satisfação de apresentar a mostra de cinema "Narrativas interseccionais no cinema: histórias que se cruzam". Este evento tem, por objetivo principal, explorar as complexidades da abordagem sociológica que inter-relacionam raça, gênero e classe para o entendimento das experiências humanas através da lente do cinema.

A interseccionalidade é um conceito que se refere a forma como diferentes fatores, gênero, raça, classe e orientação sexual, se cruzam e se entrelaçam, criando experiências e perspectivas únicas nos indivíduos e grupos sociais. No cinema, a interseccionalidade pode ser explorada de diversas maneiras, mostrando como as personagens e histórias são moldadas por essas interseções.

O recorte se concentra em filmes brasileiros. A ideia é promover e valorizar o cinema nacional, destacando sua produção e diversidade temática. O conceito “Interseccionalidade”, na visão crítica dos filmes selecionados, contribuirá para conhecer a realidade social brasileira, tendo em conta a articulação raça, gênero e classe como categorias fundamentais para analisar os preconceitos, as desigualdades e os privilégios que caracterizam a nossa sociedade.

PROGRAMAÇÃO 

16 de junho (segunda) – 13:30h 

Que horas ela volta? (2015 / 116 min.)

Direção: Anna Muylaert

Elenco: Regina Casé (Val), Michel Joelsas (Fabinho), Camila Márdila (Jéssica), Karine Teles (Bárbara) e Lourenço Mutarelli (Carlos). 

Sinopse: Quando a filha distante de uma empregada doméstica aparece de repente, as barreiras de classe silenciosas que existem dentro de casa são postas à prova (Site IMDB).

Palestrantes – Ananda Daniele de Jesus Oliveira, Jadiel Neves Junqueira, Madalena da Conceição Cangela de Mendonça e Isabel Thayanna Fernandes Souza


16 de junho (segunda, à noite) – 19:30h 


FILME A DEFINIR 


17 de junho (terça) – 13:30h 

Racismo não é mimimi! (2024 / 7 min.)

Direção: Jairo Carvalho

Elenco: Rikelme Ferreira (Juliano) Lorenna Grapeia (Mariana) Melissa Almeida (Juliana) Vítor Gabriel (Vítor) Abdul Hamid (Pedro) Allan Porto (Daniel).

Sinopse: Em uma pesquisa escolar sobre escravidão no Brasil, a aluna Mariana usa, contra o colega Juliano, que chegou atrasado ao trabalho, brincadeiras de cunho racista.

Domésticas (2001 / 85 min.)

Direção: Fernando Meirelles e Nando Olival

Elenco: Cláudia Missura (Raimunda), Graziela Moretto (Roxane), Lena Roque (Créo), Olívia Araújo (Quitéria) e Renata Melo (Cida)

Sinopse: Cinco amigas, cinco empregadas domésticas brasileiras. Todas têm um grande sonho e diversas visões de paraíso, mas todas com o mesmo inferno: a profissão de doméstica (Site IMDB).

Palestrantes – Gessica da Silva Pereira, Manoel Lucas Santos Souza, Maria Aparecida Silva Costa e Paula Luiza Cangassu Silva


18 de junho (quarta)

Quarta - M8 (2019 / 84 min.)

Direção: Jeferson De 

Elenco: Juan Paiva (Maurício), Raphael Logam (M8), Giulia Gayoso (Suzana), Mariana Nunes (Cida), Zezé Motta (Ilza), Léa Garcia (Dona Ângela), Ailton Graça e Lázaro Ramos (motorista da funerária) 

Sinopse: Maurício acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e seus amigos (Site IMDB).

Palestrantes – Isabel Sêneca Ribeiro Dos Santos, Neuma Rosa De Jesus Silva, Osvaldo De Jesus Cruz e Ubaldo Jose De Carvalho Junior

Programação

Mais Informações