Estudantes autistas e/ou com TDAH no UPT – questões relacionadas à acessibilidade e inclusão

Sobre o Evento

No próximo dia 16 de agosto, das 19h às 21h30, teremos mais um importante Encontro de Formação Continuada para Monitores do UPT, desta vez com o tema: "Estudantes autistas e/ou com TDAH no UPT – questões relacionadas à acessibilidade e inclusão".


PARTICIPE EM https://www.youtube.com/watch?v=-BYhKp8dMlY


Este encontro é daqueles que marcam a trajetória de quem leva a docência a sério. Afinal, entender como tornar o ensino mais acessível é parte essencial de uma educação de qualidade — e um diferencial na sua caminhada como educador(a).


Esta agenda foi elaborada para equipar os monitores da UPT com as ferramentas e o conhecimento necessários para apoiar e interagir efetivamente com alunos autistas e com TDAH, aprimorando sua experiência educacional geral.


Nosso encontro será conduzido pela Profa. Dra. LUCIANA MARIANO (autista e TDAH), e será uma oportunidade valiosa de aprendizado. Participe!


Data e horário

16 de agosto de 2025 (sábado)

19:00-21:30 h


Público-alvo

O evento é aberto ao público em geral e destinado à todas as pessoas que compõem as equipes de monitoria do Programa Universidade para Todos.


Certificação

Emissão de certificado pela participação no evento somente será possível aos que realizarem inscrição nessa plataforma e registrarem presença no dia e horário da atividade.


PROGRAMAÇÃO


1. Boas-vindas e Considerações Iniciais

- Apresentações e visão geral do tema da formação.

- Importância de apoiar estudantes neurodivergentes no ambiente educacional.


2. Compreendendo o Autismo e o TDAH

- Visão geral do transtorno do espectro autista e do TDAH: principais características, desafios e pontos fortes.

- O espectro da neurodiversidade e as diferenças individuais.


3. Construindo Conscientização e Sensibilidade

- Discutindo equívocos comuns sobre autismo e TDAH.

- Estratégias para promover uma mentalidade inclusiva entre monitores.


4. Técnicas de Comunicação Eficazes

- Dicas para se comunicar com cursistas autistas e/ou com TDAH.

- Importância de instruções claras, paciência e escuta ativa.


5. Criando um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo

- Adaptações aos ambientes de sala de aula para reduzir a sobrecarga sensorial.

- Incorporando métodos e materiais de ensino diversificados que atendam a diferentes estilos de aprendizagem.


6. Estratégias para Apoiar o Sucesso Acadêmico

- Abordagens individualizadas de aprendizagem: adaptações e modificações.

- Ferramentas e recursos para auxiliar os estudantes na organização e gestão do tempo.


7. Interação Social e Apoio de Pares

- Promover habilidades sociais e construção de comunidade entre os discentes.

- Incentivar a mentoria e a colaboração entre pares.




Programação

Vídeo do Evento

Mais Informações