Seminário de Mediação de Conflitos no Território de Itaparica: Direitos, Territórios e Conservação

Sobre o Evento

A UNEB, Campus VIII, em Paulo Afonso, tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e o público em geral para o Seminário Mediação de Conflitos no Território de Itaparica: Direitos, Território e Conservação.

O evento, que acontecerá no dia 24 de novembro de 2025, das 18h às 22h, no Auditório do CDTA (Prédio Escola Parque/Caminhos das Águas), promoverá um debate fundamental sobre os complexos desafios socioambientais e fundiários da região.

A mediação dos debates estará a cargo do Prof. Ivandro Pinto de Menezes, Coordenador do curso de Direito da UNEB, Campus VIII e Doutor em Ciências Sociais.


Confira a programação dos palestrantes e os temas em destaque:


Cel. PM Paulo Cézar Souza Cabral (Coordenador de Prevenção e Mediação de Conflitos do Estado da Bahia) abordará as técnicas e estratégias de mediação de conflitos aplicadas no contexto estadual.

Prof. Elizeu Pinheiro da Cruz (Antropólogo, UNEB - Campus I) trará sua pesquisa sobre a preservação da Arara-Azul-de-Lear, explorando o conflito entre a conservação da espécie e a produção das comunidades tradicionais, além do tráfico de animais silvestres.

Prof. Bruno Barbosa Heim (Professor de Direito, UNEB - Campus VIII) discutirá os conflitos de terras na região, analisando suas dimensões jurídicas e socioambientais.

Prof. Cláudio André de Souza (Cientista Político, UNILAB) refletirá sobre a democracia como um espaço fundamental para a mediação de interesses e resolução pacífica de disputas.


Esta é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas territoriais de Itaparica, reunindo perspectivas da segurança pública, antropologia, direito e ciência política.


Participe deste importante debate!


Data: 24 de novembro de 2025

Horário:18h às 22h

Local: Auditório do CDTA - UNEB - Campus VIII (Prédio Escola Parque/Caminhos das Águas), Paulo Afonso - BA.

Coordenação Acadêmica: Profa. Dra. Raquel Florence de Carvalho


Evento gratuito e aberto ao público.

Programação

Mais Informações