Resgatando Saberes, Fortalecendo Territórios: 16 Anos do PARFOR na UNEB e os Desafios do Parfor Equidade.
Sobre o Evento
Resgatando
Saberes, Fortalecendo Territórios: 16 Anos do PARFOR na UNEB e os Desafios do
Parfor Equidade.
Justificativa e Compromisso
O evento busca celebrar os 16 anos do PARFOR na UNEB, uma
trajetória de reconhecimento, valorização da formação de professores em exercício na Bahia, com
fortalecimento dos saberes
tradicionais, culturais e sociais presentes
nos territórios de atuação da nossa instituição. Ao longo desses anos, o PARFOR tem sido um
espaço fundamental de formação inicial de professores, promovendo a democratização do acesso
e inclusão à educação superior e consolidando uma perspectiva de ação afirmativa na formação de professores em exercício que respeita e incorpora as diversidades culturais, étnicas, ambientais e sociais das comunidades atendidas.
O PARFOR Equidade
amplia o atendimento às diversidades
que compõe a Bahia, ao promover
uma formação de professores que dialoga
de forma aprofundada com as especificidades de cada território, reconhecendo as
identidades culturais, as formas
de vida, as histórias e os saberes
locais como elementos
essenciais para uma educação autêntica, contextualizada e transformadora. Essa iniciativa reforça
o compromisso de uma educação pública aberta, democrática, inclusiva e emancipadora, capaz de se transformar pelo diálogo
intercultural, pelo respeito à diversidade e pela valorização das múltiplas
formas de conhecimento existentes nas comunidades.
Nossa motivação é fortalecer a interface entre a formação
docente e as realidades regionais, promovendo a aproximação entre a escola e a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento
de práticas pedagógicas que promovam a equidade, o respeito às diferenças e a valorização das identidades culturais. Assim,
o evento constitui-se como uma oportunidade de reflexão, troca
de experiências e elaboração de estratégias conjuntas que consolidem
esse compromisso social, garantindo que a formação de professores seja um instrumento de transformação social, de justiça
e de fortalecimento da educação
pública e de qualidade para todos.
Sobre o Evento
Com orgulho,
celebramos no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB –este momento dos 16 anos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), uma trajetória
de compromisso com a democratização e a valorização da educação pública no Brasil. Este evento tem
como propósito fortalecer e ampliar as ações do PARFOR na nossa instituição,
agora integrando o Parfor Equidade, que reconhece e valoriza as especificidades
culturais, sociais e territoriais das
comunidades indígenas, quilombolas, do campo, das pessoas
surdas, e da educação especial inclusiva.
Ao longo desta jornada, o PARFOR na UNEB tem sido um espaço de transformação, formando professores que atuam diretamente nas comunidades mais diversas do nosso estado, valorizando saberes tradicionais, promovendo a inclusão e construindo pontes entre a escola, o território e as identidades culturais. Este evento é uma oportunidade de diálogo, troca de experiências e fortalecimento de nossas ações, reafirmando nosso compromisso com a formação de educadores capazes de promover a justiça social, a inclusão e o resgate cultural nas suas práticas pedagógicas.
Nosso objetivo maior é promover socialização de saberes entre os participantes, favorecer a troca de conhecimentos e fortalecer o vínculo entre universidade, comunidades e territórios, reconhecendo que a formação de professores deve sempre estar pautada no respeito às diversidades e na valorização dos saberes locais. Dessa forma, reforçamos o nosso compromisso de transformar a educação, promovendo um diálogo intercultural e uma pedagogia que seja ponte para uma sociedade mais justa, plural e inclusiva. Seja bem-vindo(a) a este momento de reflexão, celebração e projeto coletivo de uma educação verdadeiramente emancipadora.
Ao inscrever-se para o evento o limite são 02 oficinas por participante, selecione apenas 01 oficina pela manhã e 01 oficina a tarde.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Mística – Diálogos com a ancestralidade | 28/11/2025 14:30 | 28/11/2025 15:00 | |
| Mesa de Abertura | 28/11/2025 15:00 | 28/11/2025 16:00 | • Reitor(a) da Uneb • Pró- reitora de Ensino de Graduação Uneb • Coordenador(a) Geral do Parfor Uneb • Coordenação Adjunta Parfor Equidade Uneb •Representante da Diretoria da Educação Básica – CAPES/ |
| Painel de Abertura: “A CAPES e a formação de professores/as em exercício no contexto do PARFOR e PARFOR Equidade: cenários e perspectivas”. | 28/11/2025 16:00 | 28/11/2025 17:00 | Lorena Lins Damasceno DEB/CAPES/CGDOC Alex Soares de Araújo DEB/CAPES/CGDOC/CFOR |
| Sessões de Comunicações Simultâneas • Experiências na formação (intercultural indígena) e quilombola • Desafios e potencialidades na formação de professores para a educação do campo • Práticas pedagógicas inclusivas na educação especial • Formação de Professores, Práticas Pedagógicas no curso | 28/11/2025 17:00 | 28/11/2025 18:30 | |
| Roda de Conversa 01 - “Coordenação de Cursos Parfor e Parfor Equidade: Educação Interseccional, Perspectivas de Formação para a inclusão e diversidade, Desafios, Boas Práticas”. | 29/11/2025 08:30 | 29/11/2025 09:45 | Coordenação Institucional do Parfor Uneb, Coordenação Adjunto Parfor Equidade Uneb, Coordenação de Curso, Coordenação Local. |
| Roda de conversa 02 – “Desafios, Trajetórias na Formação de Professores para a Diversidade: Narrativas e Escuta Coletiva” | 29/11/2025 09:45 | 29/11/2025 11:00 | : Representação Discente de cada curso do Parfor e Parfor Equidade. |
| Rodas de Oficinas 01- Libras em uma perspectiva sociocultural | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Dilcinéa dos Santos Reis |
| Rodas de Oficinas 01- Recursos que transformam: práticas inclusivas na sala de aula | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Emanuela Andrade Vidal |
| Rodas de Oficinas 01 - Ensino de história indígena: reflexões e propostas didáticas | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Sandra Cordeiro Oliveira e Erêndira Santos da Silva |
| Rodas de Oficinas 01- Ferramentas e estratégias para uma aprendizagem acessível | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Kelly Pinto |
| Rodas de Oficinas 01 - Planejamento Educacional Individualizado - O PEI ou PDI na rede pública de ensino | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Jaiane Vilas Boas |
| Rodas de Oficinas 01- Práticas Pedagógicas inclusivas em sala de aula | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Silvia Lucia Lopes Benevides |
| Rodas de Oficinas 01 - Roda Brincante | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira |
| Rodas de Oficinas 01 - Teatro do oprimido em versos: Caminho para a construção de um mundo mais justo | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Anselmo Ferreira de Sousa e Jorge Pacheco da Rocha |
| Rodas de Oficinas 01 - O que acontece fora da página de papel?: oralidade e performance nos espaços de interlocução cênica bantu. | 29/11/2025 11:15 | 29/11/2025 12:45 | Nsimba José |
| Performance Cultural /Mística | 29/11/2025 14:00 | 29/11/2025 14:30 | |
| Rodas de Oficinas 02 - Libras em uma perspectiva sociocultural | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Dilcinéa dos Santos Reis |
| Rodas de Oficinas 02 - Recursos que transformam: práticas inclusivas na sala de aula | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Emanuela Andrade Vidal. |
| Rodas de Oficinas 02 - Ensino de história indígena: reflexões e propostas didáticas - Sandra Cordeiro Oliveira e Erêndira Santos da Silva | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Sandra Cordeiro Oliveira e Erêndira Santos da Silva |
| Rodas de Oficinas 02 - Ferramentas e estratégias para uma aprendizagem acessível | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Kelly Pinto |
| Rodas de Oficinas 02 - Planejamento Educacional Individualizado - O PEI ou PDI na rede pública de ensino | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Jaiane Vilas Boas |
| Rodas de Oficinas 02 - Práticas Pedagógicas inclusivas em sala de aula | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Silvia Lucia Lopes Benevides |
| Rodas de Oficinas 02 - Roda Brincante | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira |
| Rodas de Oficinas 02 - Teatro do oprimido em versos: Caminho para a construção de um mundo mais justo | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Anselmo Ferreira de Sousa e Jorge Pacheco da Rocha |
| Recursos que transformam: práticas inclusivas na sala de aula. | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | |
| Rodas de Oficinas 02 - O que acontece fora da página de papel?: oralidade e performance nos espaços de interlocução cênica bantu | 29/11/2025 14:30 | 29/11/2025 16:00 | Nsimba José |
| Palestra: "A Formação de Professores para a Diversidade: Desafios e Perspectivas na Educação Pública" | 29/11/2025 16:30 | 29/11/2025 17:30 | Dr. Junior Custódio – IFBA – LAPA |