História e Historiografia na Bahia

Sobre o Evento

INSCRIÇÕES REABERTAS


Os minicursos são realizados pelo projeto História e Historiografia na Bahia, uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O projeto organiza e promove minicursos ministrados por pesquisadores e docentes de instituições de ensino superior. As inscrições são gratuitas e estão reabertas. Os minicursos serão on-line, com transmissão no canal YouTube do PPGH/UFBA www.youtube.com/@ppghufba. Evento com certificação, carga horária de 10h. Contato no e-mail hhisbahia@gmail.com.

 

01/12/2025 | 19h

Zezito Rodrigues da Silva (UNEB)

Conexões territoriais e redes mercantis nos sertões da América Portuguesa

 

Doutor em História (UFF, 2021), Professor Adjunto de História do Brasil (Colônia, Império e Bahia Colonial) da Universidade do Estado da Bahia (DCH-VI), integra também como docente e orientador de pesquisa o Programa de Pós-graduação (Stricto Sensu) em Educação, Linguagem e Sociedade (PPGELS / DCH-VI - UNEB). Atua em pesquisa e desenvolvimento junto aos Grupos de Pesquisa: Centro de Estudos do Oitocentos (CEO/UFF), História da América portuguesa (GPHAP/UNEB), Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL / UNEB), além de integrar o GT Economia e Sociedade (ANPUH/BA), onde coordena a linha correspondente ao Longo Século XIX no Brasil.

 

10/12/2025 | 19h

Gabriel da Costa Ávila (UFRB)

As muitas vidas do arquivo: elites agrárias, história natural e saberes tradicionais no acervo bibliográfico do MEASB

 

Coordenador do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB/UFRB). Professor no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando no curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós-Graduação Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Coordenador do Laboratório de História das Ciências do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do INCT Ciência e Democracia. Cursou Doutorado (2011-2015) e Mestrado (2009-2011) no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

17/12/2025 | 19h

Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos (UEG)

“A Ciência fora do Lugar”: estrutura e agência na trajetória e produção científica de Joaquim Antonio Alves Ribeiro (Ceará, segunda metade do século XIX)

 

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz- Fiocruz/RJ. Editor Assistente e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História - RBH da Anpuh, na gestão 2023-2025. Professor do curso de História da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Integra o Grupo de Pesquisa em Teoria da História e Historiografia (GPETH), da Universidade Estadual de Goiás - UEG; Grupo de Pesquisa Historiografia Brasileira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; e o Grupo de História e Literatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

 

07/01/2026 | 19h

Pablo Antonio Iglesias Magalhães (UFOB)

Intercâmbios ultramarinos: conceito e destaques da coleção de livros raros do Instituto Flávia Abubakir (séculos XVI-XIX)

 

Professor na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), vinculado ao Centro das Humanidades (CEHU /UFOB), atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS / UFOB) e no Programa de Pós-Graduação em História, na Universidade Federal de Sergipe (PROHIS / UFS). Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2010), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra (2008). Pesquisador colaborador do BRASILHIS (Universidad de Salamanca / Espanha), do projeto POMBALIA (Portugal), do projeto Cartografar Voltaire em Portugal (Coimbra), da Comissão Diretiva da Cátedra Marquês de Pombal (UFS), pesquisador do grupo em Memória e História da Educação (MEHED-FACED/UFBA) e do Núcleo de Estudos Musicológicos (NEMUS / UFBA). Membro do conselho do Instituto Flávia Abubakir (Salvador-BA).

 

Mediadora

Maria de Fátima Novaes Pires (UFBA)


Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e escreveu O Crime na cor: escravos e forros no alto sertão da Bahia (1830-1888) (São Paulo, Annablume, 2003); Fios da vida: tráfico interprovincial e alforrias nos Sertoins de Sima (1860-1920) (São Paulo, Annablume, 2009). Coordenadora Acadêmica do Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC) e do Polo Judiciário de Caetité (PoloJUD), um convênio entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para preservação de documentação judiciária de 28 comarcas do interior da Bahia.

Programação