XI QUINTAS ACADÊMICAS: DIVULGAÇÃO E MEMÓRIA

Sobre o Evento

O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX - Departamento de Educação, Campus X - da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cuja participação envolve docentes e discentes. Garantir a divulgação dos conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica, bem como o registro, a organização e a preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação - Campus X se constituem objetivos norteadores desse Projeto.


Desde o ano de 2005, o “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” vem se constituindo em um espaço de socialização e discussão, de modo a favorecer a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. As atividades propostas estão pautadas no princípio de que a Universidade é um espaço privilegiado de produção do saber, de modo que se torna imprescindível que o conhecimento, nela produzido, seja socializado a toda comunidade acadêmica e externa.


Esperamos que essa prática possa continuar contribuindo no processo de formação dos discentes e docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, promovendo melhores condições para o desempenho do ofício de professor.


A XI (décima primeira) edição do Projeto será realizada presencial, nos dias 30/11 e 01/12/2022, juntamente com a Campanha Novembro Negro UNEB 2022, coordenada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas - PROAF, cujo o tema é IGUALDADE E JUSTIÇA: 20 ANOS DE COTAS NA UNEB. A proposta dessa edição, além do objetivo geral do projeto, é apresentar e discutir ações, projetos e políticas implantadas na UNEB/DEDC X campo da questão étnico-racial.

 

 

PROGRAMAÇÃO


DATA
ATIVIDADE

30.11

(quarta-feira)

8h às 8h20min

Cerimônia de Abertura

Participantes: Direção, Coordenação do NUPEX, Coordenação do Quintas, Representante da Campanha Novembro Negro, Representante Técnico e Representante Discente

Mestre Cerimônia: Gean Paulo Gonçalves Santana

 

Exposição de poemas de poetas negros

Coordenação: Gean Paulo Gonçalves Santana

 

8h20min às 8h35min

Atividade do projeto de extensão “Catálogo de Árvores do Departamento de Educação, Campus X da Universidade do Estado da Bahia em Teixeira de Freitas, BA” da Profª. Dra. Joana Farias dos Santos

Coordenadores: Joana farias dos Santos e Ivo Fernandes Gomes

 

8h45min às 10h

Sessões de Comunicação Oral

 

14h às 15h30min

Roda de Conversa com professores “IGUALDADE E JUSTIÇA: relatos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus X da UNEB

Participantes: Gean Paulo Gonçalves Santana, Karina Lima Sales e Juciene Silva de Souza Nascimento

Mediação: Édila Dalmaso Coswosk

 

Roda de Conversa com alunos cotista “IGUALDADE E JUSTIÇA: a voz de alunos cotistas do Campus X da UNEB”

Participantes:

Mediação: Ivo Fernandes Gomes e Arolda Maria da Silva Figuerêdo

 

19h30min

Mesa Redonda “Ancestralidade e religiosidade brasileira: por que tocam os tambores”

Participantes:

Mediação: Gean Paulo Gonçalves Santana

 

21h

Lançamento do livro do DEDC X “Comunidade de saberes, meio ambiente e práxis pedagógica: uma relação epistêmica”, Autores Ana Odália Vieira Sena, Ariosvaldo Alves Gomes e Gean Paulo Gonçalves Santana

Mediação: Gean Paulo Gonçalves Santana

01/12

(quinta-feira)

8h às 9h 45min

Roda de Conversa com professores “IGUALDADE E JUSTIÇA: relatos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus X da UNEB”

Participantes: Aline Santos de Brito Nascimento, Arolda Maria da Silva Figuerêdo, Carlos Luís Pereira e Jacqueline Laranja Leal Marcelino

Mediação: Tatiana Dias Silva

 

9h15min

Lançamento do Livro “Contos yorubanos ano 2022”, Autor Wesley Luiz da Silva Lemos

Mediação: Halysson Gomes da Fonseca

 

13h30min às 15h15min

Sessões de Comunicação Oral

 

19h às 20h45min

Sessões de Comunicação Oral

TEREMOS AULA REGULAR APÓS O TERMINO DE TODAS AS ATIVIDADES DO TURNO

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Os Trabalhos Científicos submetidos na XI edição do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória" para apresentação oral, devem ser enviados em formato de Resumo Simples, contendo no máximo 500 palavras, enquadrando-se em uma das seguintes categorias: ensino (Pibid, Monitoria, Estágio, Residência Pedagógica), pesquisa (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-graduação), extensão (Projetos, Programas, Monitoria).
  • O Resumo Simples deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais) e conclusões. Ver maiores orientações no Template.
  • Caso os/as autores/as tenham interesse em publicar nos Anais do evento, deverão encaminhar, posteriormente, o Resumo Expandido referente ao trabalho apresentado na comunicação oral (ver datas no cronograma). As normas para o Resumo Expandido constam no tópico a seguir e no Template.
  • Serão aceitos para avaliação trabalhos com, no máximo, quatro autor(es) e/ou coautor(es).
  • Um autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor principal e sem limites para coautoria.
  • O professor orientador deverá realizar a submissão do trabalho no evento. Para tanto, deverá preencher o formulário de submissão de trabalhos.

Observações:

  • Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos.
  • Os trabalhos dos alunos da graduação deverão ser enviados pelos seus professores orientadores.


INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

  • Serão publicados nos Anais somente Resumo Expandido, prazo de submissão até 10.02.2023.
  • O Resumo Expandido submetido deve ter entre três e seis laudas e apresentar: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências. Ver maiores orientações no Template.
  • Deve estar de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
  • Abaixo o resumo, deverão ser inseridas quatro (04) palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX).
  • Fonte: Arial - tamanho 12.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Margens: esquerda: 3,0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm.
  • Título: centralizado.
  • Nome e referências (nota de rodapé) do(s) autor(es).
  • Órgão/Agência de fomento (se houver).
  • Parágrafos: Início a 1,25 cm a partir da margem esquerda; com exceção das referências.
  • No Resumo Expandido, não há citações diretas. As citações devem ser indiretas e feitas no corpo do texto.
  • Referências: Espaçamento simples entre linhas, separadas entre si por espaço simples, organizadas em ordem alfabética e com alinhamento justificado. Ex: BITTENCOURT, M. A. L. et al. (Org.). Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Ilhéus: Editus, 2010.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA OS TRABALHOS A COMPOR A PUBLICAÇÃO

  • Os trabalhos submetidos pelos interessados deverão seguir as normas e calendário previamente divulgados.
  • Todos os trabalhos serão avaliados por um parecerista da Comissão Científica composta por professores do Departamento de Educação, Campus X.
  • Os trabalhos submetidos serão encaminhados para o Comitê Científico, que encaminhará o trabalho para o parecerista retirando o nome dos autores e referências que possam indicar a autoria do trabalho, bem como do parecerista, quando retornar ao autor.
  • O parecerista procederá a avaliação, levando-se em consideração a cada um dos seguintes critérios de avaliação: a) Relevância do estudo, b) Estrutura do trabalho, c) Redação, d) Consistência do desenvolvimento do trabalho e, e) Grau de reflexividade.
  • Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Favorável para comunicação e publicação; b) Favorável para comunicação e para posterior publicação, desde que atendidas as reformulações indicadas no parecer; c) Desfavorável.


DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

  • Os RESUMOS submetidos serão apresentados na modalidade Comunicação Oral.
  • A Comunicação Oral será realizada presencialmente e poderá ser apresentada por até dois autores e/ou coautores.
  • O cronograma de apresentação e da sala serão disponibilizadas no site do evento e enviado por e-mail.
  • A apresentação do trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e, ao final das apresentações será concedido um tempo para as considerações e debates sobre os trabalhos apresentados.
  • O certificado de apresentação do trabalho irá conter o nome de todo(s) o(s) autor(es) e/ou coautor(es) do trabalho. Os nomes aparecerão no certificado da forma em que foram informados no formulário de submissão de trabalhos. Fique atento à grafia e não abrevie nenhum nome do(s) autor(es) e/ou coautor(es).
  • Os RESUMOS EXPANDIDOS aceitos para publicação irão compor os Anais da “XI Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde que atendam orientações dos pareceres, em meio eletrônico disponível para download no site www.sge.uneb.br/quintasacademicas2022dedcx.

 

DATAS IMPORTANTES

SUBMISSÃO PRORROGADA ATÉ O DIA 13/11/2022

ATIVIDADE 
DATA
Submissão de trabalhos para Apresentação Oral
De 13/10 a 05/11/2022
Avaliação de trabalhos por pareceristas
Até dia 22/11/2022
Publicação de trabalhos selecionados para Comunicação Oral
Dia 25/11/2022
Apresentação de trabalhos
Dia 01/12/2022
Submissão de trabalhos para publicação nos Anais pelos autores
De 13/10/2023 a 10/02/2023
Avaliação de trabalhos por pareceristas
Até dia 10/03/2023
Publicação dos Anais
Até o dia 10/04/2023


ACESSO AOS ANAIS

Anais da IX edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2017).

Anais da X edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2020).

 

COMISSÃO ORGANIZADORA


Docentes

Clovis Lisbôa dos Santos Junior

Édila Dalmaso Coswosk

Gean Paulo Gonçalves Santana

Kildria Vieira Alves Gigante

Minervina Joseli Espíndola Reis

Priscila Alves Pereira

Tatiana Dias Silva

 

Técnicos

 

Discentes

 


REALIZAÇÃO

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas  PROAF

Departamento de Educação – Campus X

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus X

Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória


LOCALIZAÇÃO DO EVENTO

Departamento de Educação - Campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas

 

CONTATO

Comissão Organizadora das Quintas Acadêmicas

E-mail: quintasacademicascampusx@gmail.com

Site: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2022dedcx

 

Programação